Brasil: 23/03/2017 23:09  Itália: 24/03/2017 04:09
Escolha o circulo trentino do seu Estado
Circolo Trentino

Notícias

O Circolo Trentino di Curitiba trabalha por voce. Confira aqui o que fazemos, passo a passo !


Fortalecer os laços entre os descendentes Trentinos do Paraná e Santa Catarina é o objetivo !
 
É uma luta na área política pelo direito à dupla-cidadania; na construção de ações que visem a divulgação da cultura dos nossos antepassados, participação em projetos sociais e desenvolvimento rural e, atualmente, na consolidação de convênios comerciais entre os associados, focando o grandioso projeto da futura Câmara de Comércio Trentina.
 
Na Política, graças à vitória conseguida com a promulgação da Lei 379/2000 podemos desde 2003 encaminhar para o MINISTERO DELL´INTERNO – Ufficio Cittadinanza (Roma), processos montados pelo Circolo Trentino em Curitiba. E com tal eficiência que somos apontados como o melhor do mundo!
 
Cada processo trentino, visando à cidadania italiana, segue uma rotina diferente dos processos das demais regiões da Itália.
 
Veja o nosso trabalho passo a passo:
 
 
Primeiro passo: inicia-se com a coleta da documentação e termina com a assinatura do livro consular, a qual é nossa OPÇÃO pela cidadania italiana!
 
Sobre a documentação:
 
- Eventual mudança de endereço, deverá ser comunicada ao Circolo Trentino em Curitiba, por carta ou pessoalmente, apresentando novo comprovante de endereço e nova ficha de cadastro preenchida e assinada.
 
- O Ministero dell´Interno em Roma exige a apresentação da Certidão Negativa de Naturalização do imigrante. Alguns processos terão que apresentar Certidão de Desembarque do imigrante (certifique-se junto ao Circolo Trentino, se o desembarque é necessário ao seu processo).
 
Os processos trentinos que não apresentaram a Certidão Negativa de naturalização precisam ser regularizados junto ao Circolo Trentino di Curitiba. (veja a lista dos processos no informativo n.° 1, de 23/10/2007, no quadro de noticias).
  
ATENÇÃO: Sem este documento a Comissão enviará parecer negativo ao reconhecimento “jure sanguinis”.
 
 
O Segundo Passo: O Circolo Trentino di Curitiba, encaminha os processos para o Consulado Geral Italiano em Curitiba, o qual envia a Roma, Italia, onde foi criada uma Comissão Especial para analisar cada um dos processos trentinos que ali chegam, vindos de vários países do Mundo.
 
Terceiro Passo: os processos permanecem por tempo indeterminado em Roma, até que sejam analisados, o que pode demorar em torno de 4 anos ou mais.
 
Quarto Passo: Apos a analise da comissão o parecer a respeito da situaçao do processo podera ser favoravel ou nao, à obtençao do reconhecimento da dupla cidadania pelos requerentes. Após receber o parecer favorável, cada consulado, em tempo oportuno deve inserir os novos cidadãos na anágrafe consular; isto é, registra definitivamente a cidadania em questão. Só a partir deste momento a pessoa se torna cidadã italiana de fato.
 
Os consulados são braços do governo italiano que se faz representar em outros países e são um serviço público italiano no exterior. Esta é a razão pela qual a cidadania é elaborada gratuitamente, a partir do momento em que a documentação é entregue em suas dependências consulares.
 
No entanto, enquanto vivenciamos o Primeiro Passo (a cargo do Circolo Trentino), ainda não estamos fazendo cidadania, pois esta é uma prerrogativa exclusiva dos senhores Cônsules e Vice-Cônsules. E como vimos, os Círculos Trentinos estão arregaçando as mangas para ajudar ao maior número possível de interessados e precisamos de ajuda, pois as despesas são elevadas.
 
Nós não somos funcionários do governo italiano, portanto não recebemos “salário” da Itália!
 
E as dificuldades do Circolo Trentino di Curitiba, continuam...
 
Os Círculos Trentinos não têm fins lucrativos. Sobrevivem às custas das contribuiçoes dos associados feitas através de boletos enviados aos associados, semestralmente, pois continuamos a trabalhar pelos processos de vocês todos. E as despesas fixas são implacáveis!
 
Atualmente estamos somente com 02 colaboradores, razão pela qual o enorme volume de trabalho desenvolve-se lentamente, respeitando a limitação humana evidente.
 
Caro associado, sentimo-nos à vontade para apresentar a verdadeira situação da entidade, para que não tenhamos que interromper as atividades de manutenção do seu processo de dupla-cidadania, bem como as demais atividades sócio-culturais desenvolvidas, contamos com sua participação, pagando em dia sua semestralidade.
 
 
Circolo Trentino di Curitiba
fone: (41) 3222-9033

Voltar ao índice de notícias

ufficio stampa

Mural

Veja todos os recados
Olá a todos. Gostaria de saber mais sobre a famíl ...
OSMIR LUIZ SARDAGNA JUNIOR
Joinville - 08/02/2016
Olá, Bom dia! Sou Alberto Perini Neto de Lavras, g ...
ALBERTO PERINI NETO
Lavras - 03/09/2013
I ENCONTRO DA FAMILIA DELLAI DIA 06/10/2013 EM SI ...
FRANCISCO DELLAI
ARARAS - 03/09/2013
Procuro informacoes sobre a familia Comper agradeç ...
EDERSON COMPER
Lebon Regis - 01/09/2013
NOME DO MEU AVO ANTONIO DALPRAT AVO´EMILIA LOTTER ...
SONIA MARIA DALPRAT DE HELD
VINHEDO - 23/08/2013
Aqui em Alfredo Chaves (ES) existe uma grande famí ...
RUZERTE DE PAULA GAIGHER
- 17/08/2013
Ola! posso te ajudar ? sou da família Pizzini , qu ...
GIOVANNA PIZZINI ZONTA
Sorocaba - 10/08/2013
buonasera,sono il nipote diGIAMPIETRO CARRARO E WA ...
PAOLO FERRAMOSCA DOMENICONI
cittadella - 27/07/2013
Olá Nayara como vai? Espero que bem! Gostaria de c ...
MARI
SAO PAULO - 20/07/2013
Ola Nayara, eu tbém sou descendente de trentinos, ...
JOAO STEPHANO
Londrina - 14/07/2013
Amanda peliciolli cantora e instrumentista canta e ...
AMANDA PELICIOLLI
LUZERNA S/C - 07/07/2013
Olá Paulo, Sou descendente de Marchi por parte de ...
DANIELA CAMPESTRINI
Joinville - 24/06/2013
Andressa, as irmãs de meu avo Orsola Anesi casou c ...
DANIL JOÃO ANESI
Blumenau - 21/06/2013
Ola Sou descendente dos Girardi e Stolf. Tenho al ...
SANDRA GIRARDI
Blumenau - 08/06/2013
Veja todos os recados

Enquete

Para solucionar o problema das “filas da cidadania” diante dos consulados italianos no Brasil, o governo italiano lançou a “task force”. O que você acha disso ?
Resultado parcial

Publicidade



E-mail:
Senha
Comunità trentina del Brasile
Comunità dei circoli trentini del Brasile - http://www.trentini.com.br/